Quem somos!

Neste ano letivo 2015-2016 depois de uma mudança de escola e de agrupamento, aqui estou de novo...

Pensei iniciar um novo blog, mas depois de refletir conclui que continuo a ser educadora e que em cada ano que passa os meninos e meninas vão passando, deixando marcas mas eu continuo apaixonada por esta profissão e acima de tudo continuo a ser eu mesma ...

Por isso este blog vai continuar.

Agora numa nova realidade:

EB António Santos Jorge, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos.

Somos, como sempre, meninos e meninas interessados, curiosos e prontos para a brincadeira...

Pois é a BRINCAR que CRESCEMOS!

Se nos quiserem enviar um email podem faze-lo para:

jisantosjorge@gmail.com

domingo, 16 de outubro de 2016

Os nossos mapas

Os nossos instrumentos de pilotagem, ou seja que nos permitem refletir, avaliar e planear as nossas atividades e rotinas.

O "Mapa de presenças" onde todos os dias marcamos a nossa presença com uma bolinha azul. Permite-nos a utilização de um quadro de dupla entrada, estando atentos à coluna vertical (dia do mês) e a coluna horizontal (o nome). No final de cada mês, cada um analisa as suas faltas e presenças, fazendo contagens e apercebendo-se da sua assiduidade.


O calendário do "Bom Dia"  onde pudemos observar o tempo cronológico (ano, estação do ano, mês e dia da semana), o tempo atmosférico e também a atividade semanal da tarde (AAAF).



O mapa "Onde eu vou brincar" que nos permite escolher a atividade e área de trabalho onde vamos brincar (e brincar é igual a aprender e crescer). Fazer escolhas, cumprir uma tarefa e selecionar também com quem o queremos fazer é muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal e social, e para a aprendizagem do saber estar e ser em grupo, com o grupo e individualmente.


 O "Quadro de tarefas" onde todas as semana temos um menino(a) responsável por cada uma das tarefas da sala. Ajuda-nos à responsabilização e também ao cumprimento de uma tarefa, sentindo.nos importantes por quem somos individualmente e no grupo.


Este é o "Quadro dos nossos aniversários", estamos lá todos e para além de nos fazer perceber em que mês estamos, foi uma aposta nossa. Nós democraticamente escolhemos como o íamos fazer e que materiais íamos utilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário