Quem somos!

Neste ano letivo 2015-2016 depois de uma mudança de escola e de agrupamento, aqui estou de novo...

Pensei iniciar um novo blog, mas depois de refletir conclui que continuo a ser educadora e que em cada ano que passa os meninos e meninas vão passando, deixando marcas mas eu continuo apaixonada por esta profissão e acima de tudo continuo a ser eu mesma ...

Por isso este blog vai continuar.

Agora numa nova realidade:

EB António Santos Jorge, Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos.

Somos, como sempre, meninos e meninas interessados, curiosos e prontos para a brincadeira...

Pois é a BRINCAR que CRESCEMOS!

Se nos quiserem enviar um email podem faze-lo para:

jisantosjorge@gmail.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Projeto "Saber ser, Saber estar... Eu consigo."

O projeto está em andamento:

"Este projeto pretende fazer uma abordagem de forma natural, lúdica e adequada à faixa etária através das vivências do dia-a-dia, onde a criança irá interiorizar referências do que é certo e errado, do que pode ou não fazer, bem como o respeito que deve ter por si e pelo outro, base essencial para a boa formação cívica enquanto pessoa e cidadão responsável." (in: Projeto "Saber ser, Saber estar... Eu consigo." pg 3)

"Área de Formação Pessoal e Social – considerada como área transversal, pois tendo
conteúdos e intencionalidade próprios, está presente em todo o trabalho educativo realizado no jardim de infância. Esta área incide no desenvolvimento de atitudes, disposições e valores, que permitam às crianças continuar a aprender com sucesso e a tornarem-se cidadãos autónomos, conscientes e solidários." (in: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pg 7)

"É nos contextos sociais em que vive, nas relações e interações com outros e com o meio
que a criança vai construindo referências, que lhe permitem tomar consciência da sua identidade e respeitar a dos outros, desenvolver a sua autonomia como pessoa e como aprendente, compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer, os direitos e deveres para consigo e para com os outros, valorizar o património natural e social."  (in: Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pg 34)


1 - Cartaz elucidativo e em exposiçao para comunidade educativa com todos os indicadores. (Os bonecos avatar foram realizados num programa de computador e cada criança construiu a sua imagem)


2 - Painel com os 12 indicadores. (Cada criança fez o seu retrato e os indicadores estão nos balões, pretende-se que as crianças consigam contextualizar e reconhecer quais os comportamentos que já conseguem e aqueles que ainda têm de trabalhar para crescer não só por fora como por dentro)


3 - Regas da sala. (As regras foram trabalhadas durante todo o primeiro período. Agora foram passadas ao papel em que tentamos dizê-las de forma positiva e foram desenhadas pelas crianças.)

Regras da sala on PhotoPeach


Sem comentários:

Enviar um comentário